quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os Círculos de Nevel e Vitebsk


O discurso dialógico em pauta

                O famoso círculo de estudos, conhecido hoje como círculo de Bakhtin, iniciou seus trabalhos n’uma Rússia em mudança nas esferas artísticas, filosóficas, econômicas e governamentais. Esta Rússia deixara a pouco o regime czarista, passara por uma sucessão de revoluções em 1917 e, no momento, 1918, estava caminhando à guerra civil, o tratado de Brest-Litovsk seria assinado e depois cancelado. Dostoievski, autor dos romances que ganharam um famoso estudo do círculo em “Problemas da poética de Dostoiévski” publicado em 1929, já havia feito seu clarividente discurso sobre o futuro da Rússia e já não se encontrava entre os de carne há trinta e oito anos. O formalismo russo estava em seu pleno desenrolar e começava a ser criticado e até perseguido dentro da revolucionária Rússia, como serão perseguidas outras correntes do pensamento estético; em toda a Europa os estudos linguísticos passavam por uma efervescência que mudaria toda maneira de pensar a linguagem, nesta ambientação que em principio para um “Seminário Kantiano” os estudiosos formaram o famoso círculo.

As Cadeiras dos Círculos
Outubro 1924. Sentados, da esquerda para a direita: M. V. Yudina, M. M. Bakhtin, L. V. Pumpjanskij, P. N. Medvedev, A. I. Vaginov; pé: N. A. Vološinova, V. N. Vološinov, E. A. Okolovich, K. K. Vaginov.
Vološinov e família em Leningrado durante o inverno 1924-1925. Sentados: M. M. Bakhtin, M. V. Judina, V. N. Vološinov, L. V. Pumpianskij, P. N. Medvedev. Em pé: N. A. Vološinova, E. A. Okolovich, K. K. Vaginov.


1918:
Mikhail Mikhailovich Bakhtin 
Matvei Isaevich Kagan 
Lev Vasilievich Pumpianskii 
Valentin Nikolaevich Voloshinov 

Maria Veniaminovna Yudina 












Boris Mikhailovich Zubakin 













1920:

Pavel Nikolaevich Medvedev 
Ivan Ivanovich Sollertinskii 













1924:

Konstantin Konstantinovich Vaginov 
Michael Izrailevich Tubyansk
Ivan Ivanovich Kanaiev 













Outro fato interessante é o empenho de esposa de Bakhtin, Elena, em publicar seus escritos
Elena Alexandrovna Okolovich 

Nenhum comentário:

Postar um comentário